23.6.10

Calzone De Espinafres E Queijo Fresco

Para 4 pessoas
Prepara a massa lêveda (400 g de farinha, 20 g de fermento de padeiro, 1,8 dl de água morna, 1/2 colher de chá de sal e 4 colheres de sopa de margarina macia): Peneira a farinha para dentro de uma tigela e faz uma cova no meio. Desfaz com os dedos o fermento de padeiro, deitando-o na cova. Com o cabo de uma colher de pau, ou com os dedos, mistura o fermento com um pouco de líquido (água ou leite) e um pouco de farinha até obteres uma massa não muito espessa. Polvilha esta massa com farinha, tapa e coa com um pano e deixa a fermentar durante 15 a 20 minutos. Quando a camada de farinha apresentar gretas, a primeira fermentação está terminada. Utiliza uma colher de pau grande para amassar esta primeira massa, juntamente com o resto da farinha, do líquido e do sal. Continua a trabalhar a massa com a colher ou com o acessório de amassar da batedeira eléctrica, até fazer bolhas e se desprender das paredes da tigela. Podes também amassar com a mão, ou fazer uma bola e bater com ela cem vezes, pelo menos, sobre a superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada. Volta a colocar a massa na tigela, polvilha-a outra vez com farinha, tapa-a com o pano e deixa fermentar. A segunda fermentação acaba quando a massa tiver duplicado de volume. Nessa altura podes dar forma à massa, estendendo-a com o rolo ou colocando-a na forma, conforme a receita disser.

Escolhe 700 g de espinafres, tira os pecíolos mais grossos. Lava as folhas com água morna. Deita-as num tacho juntamente com a sua própria água, tapa e deixa cozer durante alguns minutos. Escorre-as bem, pica-as grosseiramente e põe-as numa saladeira.

Descasca 1 cebola e 2 dentes de alho e pica tudo muito bem. Aquece 3 colheres de sopa de azeite numa frigideira e refoga a cebola e o alho picados até ficarem transparentes. Deita o refogado nos espinafres. Com um garfo, esmaga 50 g de queijo ricota. Tempera-o com sal, pimenta branca e pimentão e mistura tudo com os espinafres.

Unta o tabuleiro do forno com óleo. Aquece previamente o forno a 220ºC.

Estende a massa lêveda numa superfície ligeiramente enfarinhada até obteres um quadrado de 1 cm de espessura. Divide este quadrado em quatro partes iguais.

Dispõe os espinafres por cima dos quatro quadrados, deixando sem nada um dedo de massa em toda a volta. Dobra os quadrados, fazendo rectângulos e carrega bem nas bordas. Põe-os sobre o tabuleiro do forno.

Unta cada calzone com um pouco de óleo. Coze-os durante cerca de 30 minutos, a meia altura e serve-os ainda quentes.


Sem comentários: